Email marketing: como criar a sua própria lista de email

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Publicado em: 7 de agosto de 2018 - Atualizado em: 19 de setembro de 2018

A utilização de email marketing é uma estratégia extremamente eficiente para qualquer empresa, independente do porte.

Trata-se de uma ferramenta útil e eficaz para manter o relacionamento com os leads, seja através da divulgação dos conteúdos do blog, ou até mesmo promoções!

Quer aprender como criar a sua lista de email em poucos passos? Nesse artigo apresento algumas dicas valiosas para implementar em sua estratégia de marketing digital.

Confira!

Como captar emails no seu site

Provavelmente por você já ter visto diversas vezes e se cadastrado outras inúmeras, você nem se deu conta do quão importante é um formulário para capitação de emails. Um simples formulário de um campo; que comumente solicita apenas o email do visitante.

O intuito aqui é justamente ter esse contato para que você possa enviar informativos de acordo com a sua estratégia, seja ela semanal, quinzenal ou mensal.

Caso seja oportuno para a sua empresa, você pode acrescentar alguns botões para o visitante assinalar e informar alguma outra informação importante (para você segmentar melhor os seus emails).

Não existe uma regra de fato para onde colocar esse formulário, por isso é importante que você monitore os acessos ao seu site.

Com base nesses dados você implementará esse campo de captação na área em que os visitantes prestam mais atenção; seja no topo, meio ou no final da sua página.

Por que utilizar uma landing page (página de captura)

Se você passou a considerar o email marketing em sua estratégia, é porque já entende a importância do marketing online.

Nesse sentido, já deve saber a importância da presença digital de sua marca, que passa necessariamente pela criação de um bom site institucional.

Em seu site é possível criar “iscas digitais” em landing pages voltadas para a captura de emails de potenciais clientes.

Uma boa prática baseia-se no sistema de troca: você fornece um conteúdo útil e, em contrapartida, o visitante entrega algumas informações importantes, como o próprio email, além de informações demográficas, profissionais, etárias etc. caso façam sentido para o seu negócio.

Essa dica funciona bem com e-books, que podem ser baixados gratuitamente, desde que o prospect preencha o formulário com esses dados relevantes para a sua empresa e/ou profissional de marketing responsável pelas suas campanhas e estratégias.

Juntando forças: lista de email em parceria

Como o próprio subtítulo sugere, uma dica bacana é montar uma lista juntamente com algum parceiro.

Obviamente isso exige estudo de mercado, mas basicamente a dica aqui é: aliado a algum parceiro, crie um evento (presencial ou online) ou material que possa atingir várias pessoas que façam sentido tanto para você, quanto para o seu parceiro.

Juntando forças, você terá uma divulgação muito maior e possivelmente um retorno satisfatório. Ao final da ação, ambos terão acesso à essa lista de emails que segmentada corretamente poderá trazer bons resultados.

Não compre listas de email

Verificar a caixa de emails tornou-se um hábito mundial quase que diário. Pare e pense, quantas vezes você olhou o seu email hoje? #EuSeiQueVocêJáOlhou

Tendo em mente que é um dado, um contato extremamente valioso e pessoal por que você irá arriscar a imagem e o posicionamento de sua empresa, tentando comunicar-se com uma pessoa que nem lhe conhece?

Uma rápida analogia, você já informou o número do seu telefone particular para um desconhecido na rua? Você fica super animado quando uma pessoa entra em contato com você para lhe oferecer um plano de assinatura qualquer?

ligação indesejada telemarketing desconhecido

Pois bem! É isso mesmo, ao comprar uma lista de emails você fará isso involuntariamente, entrará em contato com pessoas que não lhe conhecem e não solicitaram os seus informativos.

Construir uma lista de emails extensa é de fato trabalhoso, mas não caia na tentação de trilhar o caminho que parece mais fácil, ou seja, de comprar um mailing de outra empresa ou profissional apenas considerando a quantidade de emails.

Essa prática poderá gerar inúmeros efeitos indesejados, comprometendo o email remetente e até mesmo o domínio do site de sua empresa.

Não é incomum que os emails considerados spammers sejam bloqueados e impedidos de enviar novas campanhas. Portanto, não ceda à tentação de comprar listas.

Bônus Case: um email que “vendeu” mais de R$1.000,00 para um único contato

Sim! Isso mesmo que você leu! E isso só foi possível a partir de uma lista de email poderosa (e confiável).

Você pode considerar R$1.000,00 um valor baixo para o seu negócio, mas entenda melhor o contexto desse case, acompanhe.

Nosso cliente em questão é do segmento de bolsas e acessórios, tendo em seu catálogo produtos com preços variados e bem acessíveis.

E para ser ainda mais sincero com você, não fizemos nada de diferente do que mencionei aqui.

Em nossa estratégia de marketing digital, em um ambiente macro; passamos por todos esses pontos:

  • análise de mercado;
  • estudo de persona;
  • estratégia no âmbito digital;
  • posicionamento de marca;
  • conversão de visitantes do site em leads (através dos campos de newsletter e também através da oferta de materiais ricos);
  • envio de newsletters condizentes com o interesse do lead;
  • pontos de conversão ao longo dessas news e email marketing.

Esse lead em específico participou e interagiu em todos os momentos da comunicação, ao final converteu em um fechamento de pedido 3x maior que os demais.

lead tracking case email

Conclusão

Essas são as melhores práticas para desenvolver uma lista de email confiável, contendo pessoas que têm afinidade com a sua marca e que estão dispostas a interagir com os seus conteúdos.

Dessa maneira, a sua estratégia será muito mais assertiva e você conquistará novos clientes, reter os atuais e divulgar a sua marca junto a uma audiência qualificada.

 

Se você quiser saber um pouco mais sobre esse email que vendeu mais de R$1.000,00 em um único pedido, deixe aqui no comentário qual a sua dúvida.

Será um prazer respondê-la e te ajudar a melhorar as suas conversões por email. 😉

Eu? Especialista em Inbound Marketing, piloto de drift e exterminador de zumbis nas horas vagas (os dois últimos no xbox). Fã de séries e pizza! <3