Black Friday: como vender mais na internet aproveitando o mercado sazonal

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Publicado em: 5 de setembro de 2018 - Atualizado em: 29 de outubro de 2018

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A Black Friday é uma das promoções anuais no comércio que mais atraem consumidores em busca de descontos. A iniciativa teve origem nos Estados Unidos e, em 2010, foi adotada também pelo mercado brasileiro, que passou a oferecer produtos a preços menores em uma sexta-feira específica do ano, geralmente na penúltima sexta-feira do mês de novembro.

No entanto, as fraudes e descontos irrisórios passaram a gerar desconfiança por parte dos compradores. Nesse cenário, surge um desafio especialmente importante para os pequenos e médios empreendimentos: gerar credibilidade junto ao público consumidor dos produtos ou serviços para poder de fato vender mais em datas sazonais.

Sob a perspectiva dos hábitos de consumo atuais, fica nítida a importância das vendas pela internet, especialmente em datas típicas, onde todo o comércio está disposto a oferecer condições vantajosas para o cliente, visando o aumento da receita.

Assim, é mais cômodo e ágil para o consumidor consultar e comparar preços online, visitando inúmeras lojas virtuais para então definir a sua escolha. E essa opção final considera não apenas o preço, mas a qualidade e confiabilidade de marca que anuncia o produto ou serviço.

Partindo dessas considerações, esse artigo tem a finalidade de apresentar boas práticas do marketing digital que impactarão nas vendas pela internet durante a Black Friday, mas que também podem ser aplicadas em outras datas do mercado sazonal.

Trabalhe o posicionamento da marca visando o longo prazo

Uma das vantagens das grandes marcas em relação às médias e pequenas empresas está no fato de que as primeiras estão no mercado há mais tempo e são largamente reconhecidas pelos consumidores, que atestam a qualidade dos serviços prestados.

Por outro lado, negócios em expansão são pouco conhecidos pelo público-alvo e, portanto, é preciso concentrar esforços no sentido de tornar a marca conhecida e ganhar a confiança dos clientes.

Considerando esse aspecto, é importante que o trabalho de posicionamento da marca seja feito com antecedência e de forma contínua. Ações pontuais que visem apenas as vendas em datas sazonais não surtem o efeito esperado, uma vez que não se conquista a confiança do consumidor de maneira tão rápida.

Se você utiliza estratégias de marketing focadas na divulgação do seu produto ou serviço junto à clientela de forma recorrente, nas datas sazonais eles já saberão quais são os seus valores corporativos e estarão dispostos a optar pela sua oferta em detrimento da concorrência.

Analise os dados coletados ao longo do ano

No marketing estratégico, a coleta, armazenamento e análise de dados são essenciais. Sistematizar e interpretar as inúmeras informações inerentes ao negócio, chamadas de Big Data, permite antecipar riscos, o que gera economia, intensificando os resultados positivos, aumentando a receita.

É possível inferir que há uma grande vantagem estratégica das empresas que trabalham com a análise de dados em relação à concorrência que não o faz. Entender os pontos positivos e negativos de um planejamento de marketing é ter mais segurança para projetar os resultados das próximas campanhas, evitando desperdício de recursos materiais e humanos.

Essa postura é aconselhável durante todo o ano, mas evidencia-se em períodos com a Black Friday, quando o potencial de vendas cresce de forma significativa enquanto, por outro lado, a concorrência também está concorrendo ferozmente pela atenção do cliente potencial.

Com base nesses dados, algumas estratégias de marketing digital se tornam mais assertivas, uma vez que já se conhece o perfil, as dores e as necessidades da audiência. No mercado sazonal, é interessante anunciar no Google, por meio de links patrocinados, bem como adequar o layout de sua loja virtual para destacar os descontos daquela campanha específica.

O uso de páginas de captura – as Landing Pages – é útil para divulgar vantagens e obter ainda mais informações sobre novos possíveis compradores.

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Dê atenção ao relacionamento com o consumidor

A maneira como a sua marca se relaciona com a sua persona, é determinante para manter ou perder clientes.  Essa abordagem acontece antes, durante e após a jornada de compra.

Atender bem, solucionar as dúvidas e apresentar soluções efetivas são posturas adotadas antes da transação comercial, quando o consumidor ainda tem dúvidas sobre escolher entre a sua marca e não a concorrência.

Durante a compra, é importante diminuir a burocracia, facilitar o negócio e proporcionar uma experiência agradável do cliente para com o seu negócio. Uma vez concluída a venda, a preocupação com o consumidor deve permanecer, buscando fidelizar o comprador e conduzi-lo à próxima aquisição.

Diante do exposto, fica clara a necessidade de adotar ações de marketing contundentes durante todo o ano, para que nas datas sazonais os resultados apareçam de maneira natural, como resultado dos esforços anteriormente empenhados.

Na Black Friday, seja honesto e ofereça descontos realmente atrativos, sem esquecer que a confiabilidade na marca é um fator decisivo para o incremento nas vendas.

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Eu? Especialista em Inbound Marketing, piloto de drift e exterminador de zumbis nas horas vagas (os dois últimos no xbox). Fã de séries e pizza! <3