Black Friday: como vender mais na internet aproveitando o mercado sazonal

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Publicado em: 5 de setembro de 2018 - Atualizado em: 16 de abril de 2019

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A Black Friday é uma iniciativa que teve início nos EUA, sendo uma das promoções anuais que mais atraem consumidores em busca de descontos. Assim, em 2010, foi adotada pelo mercado brasileiro, passando a oferecer produtos a preços menores numa sexta-feira específica do ano. Sendo, geralmente, na penúltima sexta-feira do mês de novembro.

No entanto, as fraudes e descontos irrisórios passaram a gerar desconfiança por parte dos compradores. Nesse cenário, surge um desafio especialmente importante para os pequenos e médios empreendimentos. O desafio de gerar credibilidade ao público consumidor dos produtos ou serviços para poder vender mais em datas sazonais.

Sob a perspectiva dos hábitos de consumo atuais, fica nítida a importância das vendas pela internet. Especialmente em datas típicas, onde todo comércio está disposto a oferecer condições vantajosas ao cliente, visando o aumento da receita.

Assim, é mais cômodo e ágil para o consumidor consultar e comparar preços online, visitando inúmeras lojas virtuais para fazer sua escolha. E essa opção final considera não apenas o preço, mas também a qualidade e confiabilidade de marca.

Partindo dessas considerações, esse artigo tem a finalidade de apresentar boas práticas do marketing digital que impactarão nas vendas pela internet durante a Black Friday. Mas que também podem ser aplicadas em outras datas do mercado sazonal.

Trabalhe o posicionamento da marca visando o longo prazo

Uma das vantagens das grandes marcas em relação às médias e pequenas empresas está no fato de que as primeiras estão no mercado há mais tempo e são largamente reconhecidas pelos consumidores, que atestam a qualidade dos serviços prestados.

Por outro lado, negócios em expansão são pouco conhecidos pelo público-alvo. Portanto, é preciso concentrar esforços para tornar a marca conhecida e ganhar a confiança dos clientes.

Considerando esse aspecto, é importante que o trabalho de posicionamento da marca seja feito com antecedência e de forma contínua. Ações pontuais que visem apenas as vendas na Black Friday, por exemplo, não surtem o efeito esperado. Pois não se conquista a confiança do consumidor de maneira tão rápida.

Imagine que você utiliza estratégias de marketing focadas na divulgação do seu produto ou serviço ao cliente de forma recorrente. Assim, nas datas sazonais eles já saberão quais são os seus valores corporativos e estarão dispostos a optar pela sua oferta em detrimento da concorrência.

Analise os dados coletados ao longo do ano

No marketing estratégico, a coleta, armazenamento e análise de dados são essenciais. Sistematizar e interpretar as inúmeras informações inerentes ao negócio, chamadas de Big Data é essencial. Assim, é possível antecipar riscos, o que gera economia, intensificando os resultados positivos e aumentando a receita.

É possível inferir que há uma grande vantagem estratégica das empresas que trabalham com a análise de dados, em relação à concorrência que não o faz. Entender os pontos positivos e negativos de um planejamento de marketing é ter mais segurança para projetar os resultados das próximas campanhas. Dessa forma, evitando o desperdício de recursos materiais e humanos.

Essa postura é aconselhável durante todo o ano. Mas evidencia-se em períodos como a Black Friday, quando o potencial de vendas cresce de forma significativa. Por outro lado, a concorrência também está competindo ferozmente pela atenção do potencial cliente.

Com base nesses dados, algumas estratégias de marketing digital se tornam mais assertivas. Pois já se conhece o perfil, as dores e as necessidades da audiência. No mercado sazonal, como a Black Friday, é interessante anunciar no Google, por meio de links patrocinados. Assim como adequar o layout de sua loja virtual para destacar os descontos daquela campanha específica.

O uso de páginas de captura – as Landing Pages – é útil para divulgar vantagens. Além disso, obter ainda mais informações sobre novos possíveis compradores.

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Dê atenção ao relacionamento com o consumidor

A maneira como a sua marca se relaciona com a sua persona, é determinante para manter ou perder clientes.  Essa abordagem acontece antes, durante e após a jornada de compra.

Atender bem, solucionar as dúvidas e apresentar soluções efetivas. Essas são posturas adotadas antes da transação comercial, quando o consumidor ainda tem dúvidas sobre escolher entre a sua marca ou a concorrência.

Durante a compra, é importante diminuir a burocracia, facilitar o negócio e proporcionar uma experiência agradável do cliente para com o seu negócio. Uma vez concluída a venda, a preocupação com o consumidor deve permanecer, buscando fidelizar o comprador e conduzi-lo à próxima aquisição.

Diante do exposto, fica clara a necessidade de adotar ações de marketing contundentes durante todo o ano. Para que, assim, nas datas sazonais, os resultados apareçam de maneira natural, como resultado dos esforços anteriormente empenhados.

Na Black Friday, seja honesto e ofereça descontos realmente atrativos. Sem esquecer que a confiabilidade na marca é um fator decisivo para o incremento nas vendas.

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Eu? Especialista em Inbound Marketing, piloto de drift e exterminador de zumbis nas horas vagas (os dois últimos no xbox). Fã de séries e pizza! <3