Gerenciador de Negócios: o que é e para que serve o Facebook Business

Escrito por

Publicado em: 13 de junho de 2018 - Atualizado em: 20 de junho de 2018

O Gerenciador de Negócios do Facebook (Facebook business) é um painel criado pela ferramenta para que as organizações possam gerenciar e compartilhar informações e campanhas do Facebook entre várias pessoas ou equipes.

Você já quis delegar algumas funções para sua equipe, mas ficou com receio de informar os seus dados de acesso?

Neste post você saberá tudo o que é necessário para começar a usar o Gerenciador de Negócios do Facebook Business de forma profissional e mais segura o possível.

Funções Administrativas Contas Facebook Business

O que é o Gerenciador de Negócios?

Segundo o próprio Facebook, a definição correta sobre o que é o Gerenciador de Negócios ou Facebook Business é:

O Gerenciador de Negócios permite que os anunciantes gerenciem seus esforços de marketing em um só lugar e compartilhem acesso aos ativos entre suas equipes, agências parceiras e fornecedores.

Para que serve o Gerenciador de Negócios?

A ideia do Facebook era profissionalizar a gestão de marcas na sua plataforma, uma vez que os anúncios são uma importante fonte de renda da plataforma.

É uma grande ferramenta, mas destaca-se principalmente por 3 funções:

Rastreamento de anúncios no Facebook e Instagram

Com o Facebook Business você pode criar e gerenciar pixels de conversão, que são códigos utilizados pelo Facebook para rastrear tudo o que acontece no seu site quando usuários o acessam a partir do Instagram ou e principalmente, até mesmo do próprio Facebook.

Pixel do Facebook

Gestão de equipes

É possível atribuir funções com níveis específicos de permissão para pessoas que trabalham em suas páginas, contas de anúncios e outros ativos, sem perder a propriedade deles.

Fantástico, não é mesmo? Esses níveis são os que mostramos rapidamente no gif no início desse post.

Criar e gerenciar vários ativos

Outra função importante da plataforma é a criação e gestão de ativos, como por exemplo as Páginas no Facebook, contas do Instagram, catálogos de produtos, públicos personalizados etc.

Painel Gerenciador de Páginas - Facebook Business

Como criar sua conta no Facebook Business

Para criar sua conta é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Vá para business.facebook.com/create e selecione “Criar Conta“.
  2. Utilize os dados de acesso do Facebook (sim, você precisa ter uma conta no Facebook para administrar um negócio);
  3. Siga as instruções na tela para criar sua conta comercial.

Não se preocupe com a tela inicial em inglês, é possível ajustar o idioma, assim você poderá criar suas campanhas mesmo sem ter o domínio pleno de uma língua estrangeira.

Criar conta no Gerenciador de Negócios Facebook Business

Como adicionar ativos no Gerenciador de Negócios

Um dos grandes motivos da criação do Facebook Business é centralizar as informações para delegar funções. Sendo assim vamos aprender a inserir seus ativos na plataforma.

Existe uma diferença de processos para empresas e agências, mas abordaremos os dois bastando apenas você levar em consideração o seu contexto.

Como Adicionar Pessoas ao Gerenciador de negócios

Tanto empresas como agências, devem adicionar pessoas que trabalharão no projeto, acessando o seguinte caminho:

  • Clique no menu do “Gerenciador de Negócios”;
  • Configurações do negócio;
  • Usuários;
  • Por fim em “Pessoas”, clique em “Adicionar”.

Como adicionar pessoas no Gerenciador de Negócios

Após clicar, basta inserir os dados das pessoas que você deseja adicionar. É permitido a adição de até 20 pessoas de uma única vez.

O primeiro passo é definir os emails e as funções, no passo seguinte, você define os ativos que esses usuários terão acesso. Você pode gerenciar essas permissões para Páginas, Contas de anúncios e catálogos.

Por fim, basta concluir e aguardar o “aceite” por parte dos usuários, pois esse cadastro nada mais é do que um convite que, obviamente, deve ser aceito.

Ao usuário adicionado, chegará um email com o link para confirmação. Veja o exemplo na imagem abaixo.

Convidar pessoas para o Gerenciador de Negócios do Facebook Business

Como adicionar Parceiros

As agências e profissionais são tratados pelo Facebook como parceiros. Caso você tenha uma agência de marketing digital ou algum outro profissional que precise trabalhar com seus ativos, essa é a maneira mais adequada de inseri-los.

Isso porque, dessa forma, você não precisa passar a administração da sua página para outras pessoas.

Para adicionar parceiros em Configurações do negócio > Usuários > Parceiros, como mostra a imagem e clique em “Adicionar“.

Como adicionar parceiros Facebook Business

Um detalhe importante é que o código do parceiro é formado apenas por números. Peça seu parceiro o código dele, insira e continue com os passos na tela.

Uma segunda opção é pedir ao parceiro que solicite o acesso para gerenciar a página. Esse é um passo onde o parceiro executa a partir do Gerenciador de Negócios dele. Vale ficar atento ao tipo de acesso solicitado pelo parceiro, pois o mesmo pode solicitar até a propriedade da página.

Atribuir níveis de acesso na sua equipe

Um dos recursos mais importantes (e relevante) do Gerenciador de Negócios é poder  conceder permissões para as pessoas tanto da sua empresa, quanto para aquelas que atuam em nome da empresa.

Assim fica muito mais fácil controlar a maneira como os profissionais de comunicação e marketing utilizam os ativos da sua empresa no Facebook.

Um detalhe interessante que vale observar é que os ativos que você possuía antes da sua conta do Gerenciador de Negócios, como Páginas, contas de anúncios e Pixels, ainda estarão conectados à sua conta pessoal junto às suas configurações de permissão iniciais.

Para evitar confusão, o indicado é fazer a modificação todos os ativos de propriedade da empresa para o Gerenciador de Negócios.

O próprio Facebook possui um resumo bem legal de como funcionam os níveis de permissão. No Gerenciador de Negócios, existem duas camadas de permissões. Veja o detalhamento.

Níveis de Acesso Facebook Business

Funções específicas do Gerenciador de Negócios – Camada 1

Administradores do negócio

O nível de Administrador é, como sugere o nome, a função mais nobre e com maior poder dentro do Gerenciador de Negócios.

Um usuário com função de administrador pode controlar 100% dos ativos incluindo Pessoas, Parceiros e suas permissões, Páginas, Catálogos, etc.

Funcionários do negócio

Os funcionários do negócio recebem funções específicas atribuídas pelos administradores.

O Facebook disponibiliza uma lista completa das funções com níveis para você analisar e vale a pena a leitura.

Funções Administrativas Contas Facebook Business

Funções em Páginas e outros ativos – Camada 2 – Todo o Facebook

A Camada 2 representa os ativos do Facebook que você controla por meio do gerenciador de negócios.

Páginas

As Páginas são ativos controlados pelas empresas que elas representam. Pode ser acessada e controlada por perfis convencionais e/ou pelo Gerenciador de Negócios.

Porém, sua reivindicação pode ser feita exclusivamente pelo proprietário da página.

Contas de anúncios

As contas de anúncio servem para que as empresas possam comprar publicidade no Facebook ou Instagram. Precisam ter uma forma de pagamento associada e, pelo menos, uma pessoa responsável.

Devem pertencer ao Gerenciador de Negócios de quem é o responsável pelas faturas, mas podem ser compartilhadas com empresas para a compra de mídia.

Isso significa que caso você tenha várias páginas, pode usar a mesma conta de anúncios para elas, caso seja do seu interesse.

Contas de Anúncios Facebook Business

Aplicativos

Os aplicativos, apesar de polêmicos depois do último escândalo envolvendo a venda de dados de usuários do Facebook, são importantes pois permite integrar outros sites, plataformas, entre outros, ao Facebook, bem como gerir a interatividade dos usuários com ativos da sua página.

Podem ser reivindicados e controlados dentro do Gerenciador de Negócios e podem ainda ser compartilhados com parceiros do Gerenciador de Negócios, que poderão gerenciar as configurações do aplicativo.

Pixels

Os Pixels são extremamente úteis para quem trabalha com marketing nas redes sociais. Ele nos permite coletar dados de interatividade com anúncios e no próprio site da empresa quando o tráfego é proveniente do Facebook.

Cada Gerenciador de Negócios pode criar até cinco Pixels, que podem ser compartilhados com parceiros do Gerenciador de Negócios. Se outra pessoa estiver gerenciando seus

anúncios em seu nome, você poderá atribuir a essa pessoa parceria no Pixel, selecionando Atribuir parceiro e inserindo a identificação da empresa.

Pixel do Facebook

Públicos

Um dos grandes benefícios dos anúncios no Facebook são os públicos. São segmentações focadas em interesses, demografia e comportamento.

Podem ser compartilhados para a criação de anúncios desde que estejam devidamente atribuídos no Gerenciador de negócios.

Caso você queira saber mais sobre permissões, aqui está a referência oficial.

Como adicionar uma conta do Instagram no Gerenciador de negócios

Agora que você já está familiarizado com o Gerenciador de Negócios, vamos aprender como inserir uma conta do instagram como ativo.

Vá para Configurações do Negócio > Contas > Contas do Instagram. Em seguida, clique em “Adicionar” e insira os dados de login do Instagram que você deseja associar, conforme mostra a imagem abaixo.

Como adicionar conta do Instagram no Facebook

Adicionando outros tipos de Ativos no Gerenciador

O Business Manager, como também é conhecido o Gerenciador de Negócios, possui muitas opções legais para inserção de ativos e o processo é basicamente o mesmo. Abaixo você pode ver o menu com mais opções para você trabalhar.

Adicionar ativos Facebook Business

É isso aí! Caso tenha ficado alguma dúvida, compartilha com a gente aqui nos comentários e, se você acredita que esse post pode ajudar alguém, compartilhe esse conhecimento!

May the force be with you! 😉

Um cara tranquilo que gosta de códigos e estratégia. É empreendedor, co-fundador da Agência Assoweb. Trabalha com SEO, Marketing Digital, Front-end, Back-end e Design. Adora ler, escrever, jogar futebol e tomar café. Ama sua família e é músico nas horas vagas!