Materiais Ricos: o que é e-Book

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Publicado em: 25 de julho de 2018 - Atualizado em: 13 de agosto de 2018

Para os jovens que nasceram em um mundo altamente conectado e que desconhecem a realidade antes da internet, o conceito de e-Book é altamente difundido e, por isso, muito conhecido.

Para aqueles que viram a revolução digital acontecer, no entanto, esta definição pode não ser tão óbvia.

Então afinal, o que é um e-Book? Este artigo cumpre o papel de responder a esta e a outras perguntas, abrangendo a definição e a importância deste tipo de material rico para uma estratégia de marketing digital assertiva e eficiente. Confira logo abaixo:

Definição de e-Book

Um e-Book é essencialmente um livro digital que compila informações aprofundadas sobre determinado assunto.

Para acessar o e-Book, basta que você tenha um dispositivo compatível com este formato do conteúdo (notebooks, computadores, smartphones, tablets e leitores próprios).

Quando considerado sob a perspectiva do marketing digital, o e-Book ganha um conceito mais amplo.

Ainda é um livro, mas com objetivos relacionados à captação de novos leads, construção de autoridade, incentivo a uma determinada tomada de ação pelo internauta etc.

A seguir, explicaremos melhor essas possibilidades de uso para a captação e fidelização de clientes, bem como para aumentar as vendas e o reconhecimento de uma marca.

O que é e-book

Aplicações de um e-Book em uma estratégia de marketing digital

Como citado anteriormente, para os profissionais do marketing digital o e-Book ganha o status de infoproduto e assume um papel de considerável relevância de acordo com as metas previamente estabelecidas.

Entre os possíveis objetivos, os mais comuns são: divulgação da marca; captação de novos leads, ou seja, potenciais consumidores; criação de autoridade em determinado nicho de mercado; o produto em si; ou até mesmo como brinde.

Continue a leitura e entenda a diferença de cada uma dessas formas de se utilizar o e-Book em uma estratégia de marketing digital.

e-Book como isca digital

Os materiais ricos podem funcionar como uma espécie de “isca” para captar dados importantes do internauta. Os gestores ou diretores podem oferecer um e-Book de conteúdo relevante para o consumidor no site da marca.

Em troca, o consumidor deverá fornecer informações como e-mail, telefone, cidade de origem, profissão, entre outras informações que acharem pertinentes.

De posse desses dados, o profissional de marketing conseguirá iniciar uma conversa com esse lead, o nutrindo com outros conteúdos promocionais até a conversão, ou seja, a venda.

Outro aspecto positivo está no fato de que, a partir das informações de trabalho e geográficas, por exemplo, será possível criar mensagens personalizadas e, por isso mesmo, mais assertivas junto à audiência.

Isca digital e-book

Gerar autoridade no assunto através do e-Book

Quando o consumidor que estava em busca dessa informação se depara com um material bem escrito e de fato relevante, ele passa a considerar os seus autores como referência no tema, o que gera credibilidade e confiança na marca ou no profissional.

A lógica é simples: os clientes estarão muito mais propícios a fechar negócio com as empresas e profissionais nos quais confiam e acreditam. A geração de autoridade é, sem dúvida, um dos principais benefícios do e-Book.

e-Book como gerar autoridade

Dica bônus para o seu negócio

Materiais ricos podem ser disponibilizados para visitantes que tenham concluído uma ação benéfica para a sua empresa; normalmente fornecendo informações relevantes pré estabelecidas por vocês, em uma landing page.

Ao converterem nessa página de captura, receberão os e-Books correlacionados com a “LP”. Com isso, você pode criar uma segmentação com os dados obtidos e posteriormente enviar mais conteúdos para essa lista confiável.

É possível ainda distribuir esses conteúdos no pós-venda com o intuito de fidelizar, desde que eles realmente façam sentido para o seu cliente.

A produção e distribuição desse tipo de material geram resultados incríveis para a sua empresa, na medida em que não apenas divulga os produtos ou serviços, mas fornece um benefício real para os clientes potenciais.

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Eu? Especialista em Inbound Marketing, piloto de drift e exterminador de zumbis nas horas vagas (os dois últimos no xbox). Fã de séries e pizza! <3