Seu email marketing não funciona? Conheça os 05 erros mais comuns

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Publicado em: 16 de agosto de 2018 - Atualizado em: 24 de setembro de 2018

O email marketing é uma ferramenta indispensável no relacionamento da marca com o público-alvo, por mais que as redes sociais cresçam cada dia mais, ainda assim o e-mail é muito utilizado, no entanto que é o requisito para se cadastrar nessas plataformas. 

Seja para a comunicação pessoal, empresarial, ou até mesmo para receber conteúdos promocionais, o e-mail ainda é um dos canais mais acessados pelos usuários.

No entanto, ao colocar uma campanha de e-mail marketing em prática, podem haver frustrações em relação aos resultados, que muitas vezes não correspondem às expectativas e metas.

Métricas como a taxa de abertura, cliques em links e descadastro podem ser afetados por detalhes que fazem toda a diferença.

A seguir listaremos os cinco erros mais comuns na hora de executar uma campanha de e-mail marketingAcompanhe.

Não trabalhe com uma base de e-mails “suja”

Denomina-se “suja” uma base de e-mails que não está atualizada ou que foi comprada (sim, aquele arquivo com 100.000 contatos que você comprou, mas não tem a mínima ideia de onde vieram).

Ao enviar uma newsletter para essa base (comprada ou antiga), possivelmente uma parcela  não abrirá o seu e-mail, ou pior, indicará como “spam”. Com isso sua conta sofrerá algumas penalidades; comprometendo assim a credibilidade do envio.

Qualquer forma que inviabilize a entrega do e-mail, seja pela classificação do e-mail como spam ou porque o e-mail não existe mais, contabilizará como “hard bounce“.

E como disse anteriormente, essa classificação compromete a credibilidade do seu domínio e o seu IP, podendo fazer até que os e-mails “sadios” não recebam a sua newsletter.

Portanto, de forma alguma utilize uma base de e-mails que não interagiram com você de alguma forma. Para aprender a criar a sua própria lista de e-mail, confira esse artigo em nosso blog.

hard bounce o que é uma base de email suja

Trabalhe o assunto para que seja bem atrativo

Preocupar-se com o assunto do e-mail é fundamental, já que ele será a primeira oportunidade de chamar a atenção do usuário para a sua mensagem. Como dito anteriormente, o volume de e-mails recebidos por dia é tão grande que muitos nunca são lidos e nem sequer notados.

Ser criativo na hora de definir o assunto poderá ser decisivo para a abertura desse e-mail. Ele não deve ser muito longo e precisa ser direto.

Alguns recursos, como o senso de urgência, podem funcionar nesse sentido. Para tal, use expressões como “promoção por tempo limitado”, “oferta expira em x horas”, “24h de descontos“, entre outras.

Um dica importante também é trabalhar com Teste A/B do assunto do e-mail, algumas ferramentas possuem essa função nativa. Sendo necessário somente que você escreva dois assuntos e a ferramenta enviará o “assunto A” para metade da sua base, e o “assunto B” para a outra metade.

Essa é uma excelente maneira de você analisar qual a comunicação performa melhor entre os seus contatos. 😉

teste a b de assuntos para email marketing

O remetente não parece ser real

Usar e-mails com nome de “[email protected]” ou “[email protected]” não é bom para a sua campanha de e-mail marketing. O melhor é usar e-mails com nomes de pessoas reais como remetente das mensagens.

Essa prática gera mais confiança porque indica que a interação está acontecendo com alguém real do outro lado da tela, e não com uma máquina, o que gera mais empatia e confiança.

É recomendável, ainda, que exista a assinatura desse remetente, com nome, sobrenome, foto e contato ao final da mensagem de e-mail, reforçando essa proximidade com o leitor.

Não se esqueça dos botões com chamadas para ação

Nunca se esqueça de colocar botões de chamada para a ação no corpo do seu e-mail marketing. Afinal, eles são fundamentais para influenciar o lead a agir de acordo com os objetivos do seu planejamento de marketing.

Se você deseja que ele baixe um material rico, que responda a uma pesquisa ou que confira os novos artigos do seu blog, deixe isso claro por meio dos botões de chamada para ação.

botão para chama de ação whatsapp

Crie um layout atrativo

Elementos relacionados ao design podem contribuir muito para que a mensagem seja agradável de ser lida e mais; que convençam à executar uma ação.

Levando em consideração as newsletters das lojas de roupa, repare bem como os e-mails são visualmente leves, existe uma produção e preocupação com as fotos para que sejam de qualidade e estimulem o leitor a visitar o site.

Justamente por envolver o design nesse momento, crie, brinque, teste. Nem sempre um e-mail marketing que envolveu uma produção fotográfica em estúdio, trará melhores resultados do que um e-mail que soube trabalhar a foto tirada através de um celular, em um ambiente bem iluminado, que tem todo um contexto com a mensagem e ao final soube conduzir o leitor até a ação final.

email-marketing-ebolsas-bh-contador-dia-do-consumidor

Com base nessas dicas, certamente você terá condições de criar campanhas de e-mail marketing cada vez melhores. Com atenção a esses pontos, as suas métricas e resultados serão aprimorados e você conseguirá conduzir corretamente o seu lead pela jornada de compra.

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Eu? Especialista em Inbound Marketing, piloto de drift e exterminador de zumbis nas horas vagas (os dois últimos no xbox). Fã de séries e pizza! <3