O que é SEO?

Escrito por

Publicado em: 17 de novembro de 2015 - Atualizado em: 7 de maio de 2018

Essa é uma dúvida recorrente dos empreendedores que querem vender pela internet, seja um serviço ou produto: Como aparecer no Google? Colocar o seu site no Google é um processo minucioso que utiliza uma técnica chamada SEO. Com ela é possível, de maneira técnica e estratégica, definir ações visando melhorar o seu posicionamento nas pesquisas orgânicas do Google, as famosas SERPs. Mas, o que é SEO? Vamos descobrir  agora!

O que é SEO

SEO é a abreviação do termo Search Engine Optimization, que significa Otimização para os Motores de Busca. Em bom português, SEO consiste em um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento das urls do seu site em pesquisas Orgânicas dos buscadores, como o Google, para aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego do seu site. SEO é hoje uma das principais estratégias de Marketing Digital do mercado.

Até porque, com o crescimento do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, ter um site com seus serviços e artigos otimizados faz toda a diferença.

Como se pronuncia SEO?

Esse é um fato legal. Muita gente conhece e até trabalha com o SEO, mas desconhece a forma correta de se pronunciar a palavra. Já ouvi “Céu”, “Síou”, “Seu”, etc. Isso é tão comum que vale a pena mostrar aqui para que você pronuncie a palavra da forma correta.

A forma correta de se dizer é pronunciando o som separado das letras S,E e O, mas em Inglês, ficando assim: És-i-ou. Fácil não é mesmo?

Como funciona o SEO?

Agora que você já sabe o que é e como se pronuncia, é hora de entender o SEO (És-i-ou). As páginas de resultados do Google, também conhecidas como SERPs (Search Engine Results Page) são divididas entre os Resultados Orgânicos (Resultados naturais) e os Resultados Patrocinados (Resultados com os anúncios pagos).

Como mencionei, o SEO está relacionado com a busca orgânica. Veja como é a SERP do Google e a diferença entre o pago e o orgânico:

Como Funciona o SEO, SERP: SEO x SEM

SEO e a Busca Orgânica do Google

Quando você pesquisa alguma coisa em um buscador (Google, Bing ou Yahoo, por exemplo), eles retornam os resultados que julgam ser os mais relevantes de forma ordenada. O SEO funciona quando o seu site aparece bem, nas primeiras posições dos resultados, gerando um tráfego de qualidade.

Para conseguir esses resultados, utilizamos técnicas de SEO baseadas em On-page (Fatores internos do site) e Off-Page (Fatores externos ao site). Para que você entenda, veja a divisão de alguns desses fatores (pois são muitos!):

On-page

  • Títulos do site
  • Inserção de metatags
  • Correções de semântica e HTML
  • Arquitetura bem definida
  • Atributo ALT de Imagens
  • Domínio
  • URLs
  • Conteúdo do Website.

Off-page

  • Links Externos do site
  • Links Internos
  • Qualidade dos links

Existem muitos fatores que correspondem às duas categorias e esses são só alguns poucos. Vale lembrar que o SEO é extremamente estratégico e que grande parte das campanhas de SEO de sucesso unem inteligência e aplicação. Não basta corrigir uma lista de fatores aleatórios e aguardar o resultado bater na porta.

Caso você queira saber mais sobre Fatores de Rankeamento, a Moz, maior referência de SEO do mundo, tem um estudo Bi-anual sobre esses fatores, baseado em pesquisas com os principais profissionais da área.

Abaixo, um resumo do estudo (em inglês):

Estudo BI-Anual MOZ sobre fatores de rankeamento no SEO

SEO feito para as pessoas

No começo, quando surgiu o mercado de SEO, as práticas e técnicas eram voltadas essencialmente para os buscadores. O que hoje é considerado uma prática ruim pelo Google, podendo gerar punições automáticas e manuais e, até mesmo, banimento dos resultados de pesquisa.

O próprio Google recomenda que você crie sites e estratégias que sejam relevantes para as pessoas e escolha profissionais que façam trabalhos sérios. Além disso, existe um conjunto de boas práticas, também criado pela Google, chamado de Diretrizes para Webmasters.

Aqui na Assoweb, por exemplo, nós validamos todos os sites e e-commerces em cima dessas políticas. Hoje já existe uma série de Algoritmos que visam identificar e aplicar punições em sites que não respeitam essas diretrizes.

Qual é a vantagem do SEO?

O SEO, quando bem feito, pode aumentar o tráfego de qualidade do seu site e isso pode resultar em mais vendas, mais leeds, mais negócios sendo gerados pelo seu site e por fim mais dinheiro no seu bolso.

Um ponto importante é que o SEO é uma estratégia contínua de médio/longo prazo. Isso porque a base de um trabalho bem feito é a construção de autoridade junto ao buscador e isso se faz com confiança e qualidade de conteúdo.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é SEO e quais os pontos do seu site que ele trabalha, a grande dica é você optar sempre por facilitar a vida do usuário do site. Preocupe-se em como ele acessa seu site e se encontra de maneira fácil e intuitiva o que procura. Aliando isso a uma ótima estratégia de marketing e um SEO muito bem feito, com certeza lhe renderá boas conversões!

Um cara tranquilo que gosta de códigos e estratégia. É empreendedor, co-fundador da Agência Assoweb. Trabalha com SEO, Marketing Digital, Front-end, Back-end e Design. Adora ler, escrever, jogar futebol e tomar café. Ama sua família e é músico nas horas vagas!