Hospedagem de site: como escolher o servidor ideal

Escrito por

Publicado em: 13 de setembro de 2017 - Atualizado em: 9 de Fevereiro de 2018

Olá pessoal, nesse post falaremos sobre hospedagem de site. Um assunto muito comum, mas que gera dúvidas em determinados momentos, como por exemplo na hora de escolher a hospedagem para um site, loja virtual, blog, serviço ou sistema web.

A escolha de um servidor ideal gira em torno da necessidade de recursos que o seu projeto demanda, e essa escolha impacta diretamente na performance do seu site ou e-commerce, ou seja, uma má escolha irá impactar diretamente em suas vendas.

Por isso esteja sempre alinhado com a sua equipe de desenvolvimento para que a sua decisão seja tomada com base na sua realidade. Então, vamos conhecer as opções disponíveis e o que elas podem nos oferecer? Vem comigo e aprenda como escolher uma boa hospedagem de sites.

O que é hospedagem de site?

De modo geral hospedagem de site é um computador com um sistema operacional instalado e conectado à internet. Esse computador, denominado servidor web, deve estar disponível durante as 24 horas dos 7 dias da semana e nos 365 dias do ano. Simples não é mesmo?

É nesse servidor sempre disponível, que ficam armazenados os arquivos do seu site, loja virtual, blog, fórum ou sistema. Assim sempre que um usuário digitar o domínio (endereço) do seu site em um navegador ele será apresentado a ele da forma que foi desenvolvido.

O que as hospedagens devem te oferecer

Uma boa hospedagem de site deve garantir a disponibilidade do serviço pelo maior tempo possível, isso é imprescindível. Pois qualquer minuto que o seu site ou loja virtual fique fora do ar, pode significar uma perda enorme.

Além da disso, elas devem oferecer recursos para pelo menos um site, como espaço em disco em torno de 10 GB, criação de 2 bancos de dados, banda com com limite mínimo de 50GB.

Esses são recursos básicos para que você tenha a sua presença digital, hospedando um site simples com pouco acesso e utilização de recursos. Os recursos mínimos oferecidos em uma hospedagem vão variar de empresa para empresa.

Plus das hospedagens de site

As boas hospedagens oferecem além do básico, serviços como CDN (um recurso de cache que deixa o seu site mais rápido e é um ponto a mais na segurança), certificado SSL para a segurança do tráfego de dados do seu seu usuário com o seu site. Outras são focadas em determinadas tecnologias, e oferecem serviços especializados com mais qualidade.

É possível encontrar hospedagens de site que ofereçam serviços ainda mais variáveis, como manutenção no seu site, melhoras no código para alavancar seu site nas buscas orgânicas entre outros atrativos. Mas é claro que isso influencia diretamente no investimento.

Tipos de hospedagem de site

Há diversos tipos de hospedagem de site disponíveis no mercado, desde os mais simples e baratos aos mais seguros e caros. É possível dizer que existem hospedagens para atender a todas as necessidades de sites e sistemas. Então, vamos agora conhecer as hospedagens mais comuns.

Conheça os tipos de Hospedagem de Site

Hospedagem compartilhada

É o tipo mais comum dentre as hospedagens disponíveis, por ter baixo custo, ter ambiente já preparado para o seu site e contar com  suporte para eventuais problemas ou necessidades que você venha a ter. Esse tipo de hospedagem, como o próprio nome diz, compartilha os recursos do servidor com uma série de outros sites.

Para entender melhor o que é uma hospedagem compartilhada, imagine que você tenha uma empresa com sede em um prédio comercial, onde existem várias outras empresas. Nesse prédio, você compartilhará várias coisas com as demais empresas, como elevador, áreas sociais e ainda a limpeza dessas áreas comuns e o porteiro.

Isso faz com que seu site tenha uma certa limitação, caso o número de acessos venha a crescer muito, ou haja a necessidade de realizar alguma personalização específica. E quando isso acontecer, sugiro a você contratar uma hospedagem mais robusta e segura.

Esse tipo de hospedagem é ideal para quem está começando agora no mundo digital e utiliza websites simples feitos em HTML, e CSS ou utiliza algum CSM conhecido como WordPress, Joomla ou Drupal. É claro que vai depender muito dos recursos que você aplicará em seu site.

CMS para projetos em Hospedagem de Site

Servidor VPS

O servidor VPS é o tipo intermediário dentre as opções disponíveis, pois tem uma boa relação custo benefício, mas requer um certo conhecimento para manuseá-lo, já que não conta com o ambiente preparado para hospedar um site, ou seja, você terá que configurá-lo.

Essa opção te dá maior controle sobre as configurações do servidor, dando a possibilidade de habilitar e adicionar recursos que podem ajudar na performance do seu site e na segurança do seu ambiente web.

Servidor dedicado

Essa é uma  das opções mais caras, por ser a mais robusta e segura dentre as disponíveis. Nesse tipo de hospedagem temos algumas restrições, mas não como as demais opções. Aqui tudo deve ser solicitado aos administradores por questão de segurança, pois tudo é monitorado.

Dependendo do provedor, você poderá personalizar o seu servidor conforme a necessidade do seu site ou sistema. Os servidores dedicados garantem praticamente 100% de disponibilidade além de manter seu site ou sistema praticamente impenetrável, com ressalvas para um ataque DDoS.

O grande diferencial desse tipo de hospedagem além das configurações e segurança, é o suporte, que estará sempre atento ao que você está tentando fazer, sempre analisando o que você solicita. Prezando sempre pela segurança.

Hospedagem grátis

Sim, há esse tipo de serviço disponível no mercado; no entanto possuem limitações. Esse modelo de hospedagem não é indicado para você manter seu site em longo prazo pois as delimitações dos recursos podem comprometer os resultados que você almeja.

Algumas hospedagens grátis exigem um certo conhecimento, pois são moldadas para desenvolvedores testarem suas aplicações, mas também existem hospedagens grátis de fácil configuração, mas ainda com os limites de recurso citados anteriormente.

Hospedagem própria

Se nenhuma das opções anteriores atendem à sua necessidade. Investir em um servidor próprio para hospedar seu site pode ser a opção ideal para você, mas essa opção requer um investimento muito alto, pois necessita de espaço, infraestrutura, mão de obra especializada, segurança tanto em nível de software quanto em nível físico (câmeras, restrição de acesso, refrigeração, etc).

Manter uma hospedagem própria é algo que geralmente as grandes empresas fazem, por terem controle total dos recursos. Então se você possui um grande negócio que necessite de algo próprio esse é o tipo de hospedagem para você.

Qual sistema operacional escolher?

Você já sabe que as hospedagens no fim das contas são computadores com sistemas operacionais instalados, correto? Mas qual sistema operacional vem nessas hospedagens? E que diferença isso faz?

Bom, esse ponto dependerá muito da sua necessidade e do seu site ou sistema. Aconselho você a verificar isso com o desenvolvedor responsável por cuidar da sua solução web. Então vamos às opções.

Linux ou Windows para sua Hospedagem de Site?

Windows Server

O Windows é o sistema operacional ideal para sites e sistemas baseados em ASPX. Geralmente quando o site oferece algum tipo de integração, contendo um sistema por trás que necessitem de recursos que o Windows server oferece.

Linux

É o sistema operacional mais utilizado em servidores web pelo mundo. Por ser de código aberto e ser adaptável às mais diversas plataformas, o linux é indicado para os sites e sistemas feitos em PHP, por trabalhar de forma fluida e segura com essa tecnologia. Se a sua escolha for Linux, vou deixar aqui duas opções para você, o CentOs e o Debian. Esses são sistemas ótimos sistemas operacionais, por serem estáveis e contarem com atualizações de segurança periódicas.

Concluindo

A hospedagem é de suma importância para o seu site, portanto você deve pensar muito bem antes de escolher a ideal para o seu caso. Porque uma má escolha pode resultar em um prejuízo enorme para você, além de influenciar no desempenho do seu site ou sistema.

Escolher um servidor apenas pelo preço pode sair mais caro do que você imagina. Lembre-se de consultar o seu desenvolvedor e o gerente do seu projeto, pois eles poderão te guiar na nessa escolha.

Espero que esse post tenha sido útil, e que agora você esteja apto a decidir qual a melhor hospedagem para o seu site. Caso você já tenha experiência com alguma hospedagem de site ou tenha mais alguma dúvida, compartilhe com a gente deixando seu comentário. Será um prazer para nós poder ajudar.

Desenvolvedor web interessado em conhecimento, música e arte. Amante de Linux desde pequeno, focado em segurança da informação e novas tecnologias. Esse sou eu! \o/