Tutorial: como fazer post 3D no Facebook! [Imagens e Vídeo]

Escrito por

Publicado em: 26 de junho de 2018

Frequentemente o Facebook está realizando testes dentro da rede social, seja com interações, comentários ou publicações.

No início de 2018 ele apresentou um novo modelo de post; o que permite objetos em 3D!

Como o próprio nome sugere, obviamente será necessário um modelo em três dimensões para que se obtenha o resultado desejado.

Quer aprender como fazer post 3D no Facebook? Confira o tutorial abaixo.

Vantagens do post 3D no Facebook

Toda e qualquer rede social requer muita atenção por parte das empresas, pois vale lembrar que neste momento estão disputando a atenção dos seus fãs (seguidores) com as publicações de eventos, amigos e parentes.

Estudar e analisar estrategicamente o comportamento dos seus fãs é essencial para que a comunicação seja a mais coerente possível, dessa forma a disputa será menor (menos difícil na verdade) com os demais conteúdos.

Considerando esses pontos e adicionando a interação de um novo formato, como é o caso do post 3D no Facebook, certamente o resultado será positivo, desde que bem trabalhada essa comunicação.

Aproveite essa funcionalidade dos posts em três dimensões para criar um quiz (pergunta na parte da frente, resposta na parte de trás por exemplo), uma brincadeira, e até mesmo (por que não?), apresentar o seu produto?

Um exemplo dessa oportunidade é o case da Sony, no qual apresentou como um diferencial o seu smartphone que possui o recurso de captura 3D já integrada no aparelho, mas o que isso quer dizer?

Quer dizer que o celular possui um “scanner” que digitaliza um produto real criando assim um objeto 3D.

Demais não é mesmo? Ah, e esse não foi um publi post ok? Mas se quiser, pode ser viu? Alô Sony, patrocina a gente! 😉

Não se esqueça daquela regrinha básica do “oitenta vinte”. Onde 80% do seu conteúdo deve ter algum valor para quem ler e 20% pode apresentar algo sobre a sua empresa, seja um produto, um serviço etc.

Aposto que depois de visualizar esse post da Sony, ficou com mais vontade ainda de criar os seus posts em 3D, certo? Continue a leitura para você aprender todo o processo.

Como criar posts 3D no Facebook

Para criar os seus modelos será necessário um software de modelagem digital e de certa forma um conhecimento das suas funcionalidades, por isso novamente friso a importância da parceria com uma agência de marketing digital ou um profissional capacitado para tal criação.

Mas se ainda assim desejar criar os seus modelos por conta própria e começar com seus posts em 3D no Facebook, abaixo apresento alguns softwares pagos e outros gratuitos.

Os programas de modelagem digital mais conhecidos do mercado são: 3D Studio Max, Zbrush, Maya, Cinema 4D, entre outros. Mas esses por sua vez são mais robustos, exigem um estudo aprofundado e são pagos.

Como fazer Post 3D no Facebook

Mesmo o 3D Studio Max tendo sua versão acadêmica (grátis para estudos) e o Zbrush a sua versão trial (também para testes mas com prazo para expirar a sua licença), creio que neste momento não seja aconselhado.

Comece por softwares mais simples e quando você já estiver habituado com todas as funcionalidades e o retorno para a sua empresa com os posts 3D no Facebook esteja legal, aí sim invista um pouco mais nos softwares com mais funcionalidades.

Programas para você baixar, instalar e começar a usar agora mesmo sem se preocupar pois são de graça:

  • Blender (software livre, de código aberto)
  • Paint 3D (software grátis para o Windows 10)

Sinta-se à vontade para escolher o que for melhor para você nesse momento e mãos à obra!

Ah, um detalhe! Não se preocupe com os softwares que usaremos para ilustrar esse post, o importante é a essência do conteúdo que será comum para todos.

Criando e exportando o arquivo do post 3D para o Facebook

Libere a sua criatividade e brinque bastante! Não se esqueça que por ser um formato diferente de publicação no Facebook, vale a pena se dedicar um pouco mais e se colocar no lugar de quem irá ver. Realmente está atrativo e legal ou é apenas mais uma publicação no meio de tantas outras?

1º Passo – Exportando no formato correto

Após criar o seu modelo em 3D para o post no Facebook é muito importante que você exporte-o para o formato “.FBX”. Esse é o único formato em que será aceito nos próximos passos, ok?

Cada software possui a sua paleta de materiais, no programa que utilizamos para criar o modelo que você viu em nosso post, somente as texturas em “PNG” e as cores sólidas em “standard” (padrão) que deram certo ao subir o modelo para o Facebook. Fique de olho nessa dica. 😉

Como exportar para FBX - Post 3D Facebook

2º Passo – Download da ferramenta adicional

O Facebook liberou uma ferramenta para converter o arquivo “.FBX” em “gITF”, faça o download (link direto para a versão Windows) e salve o arquivo no local em que desejar. Mas vale lembrar que o ideal é que o seu modelo 3D e essa ferramenta estejam na mesma pasta.

No próximo passo você entenderá a vantagem de colocar os arquivos em uma única pasta.

3º Passo – Convertendo os arquivos

Esse passo também é muito fácil, abra a pasta em que estão todos os arquivos e arraste o arquivo “.FBX” para cima do arquivo “FBX2glTF-windows-x64.exe”. que você acabou de baixar.

Nesse momento você perceberá que a própria ferramenta converterá o seu arquivo automaticamente para uma versão padrão “gITF”.

Feito isso aparecerá uma pasta chamada “nomedoseuarquivo_out” com 2 arquivos, um “buffer.bin” e outro arquivo com a extensão “.gltf”.

Se o seu modelo tiver alguma imagem (textura), será criada uma outra pasta com o nome de “nomedoseuarquivo.fbm”.

Pastas criadas ao converter FBX para GLTF

Pronto, nesta etapa você já fez tudo o que era necessário. Vamos em frente que está quase na hora de fazer o seu primeiro post em 3D no Facebook.

4º Passo – Arraste para converter

Agora que você possui esses dois arquivos, abra o site GLB Packer (que também foi indicado pelo Facebook) e arraste os seus arquivos para dentro do navegador.

Após o site carregar esses dois arquivos, abrirá um janela para você selecionar o local em que irá salvar o arquivo denominado “out.glb”.

Convertendo para GLB

Convertendo para GLB

5º Passo – Postar no Facebook

Pronto! Seu modelo em terceira dimensão está criado da forma como o Facebook exige. Agora basta realizar os procedimentos de uma publicação convencional, com o diferencial de que você pode escolher um background para a sua publicação! Demais não é? Novamente abuse da criatividade!

Enviando o arquivo 3D para o Facebook

Visualizando o arquivo 3D no Facebook

Escolhendo o background do post 3d no Facebook

Detalhes importantes para post 3D no Facebook

Infelizmente o próprio Facebook impõe algumas limitações, e uma delas é justamente o tamanho final do arquivo que não pode exceder mais do que 3mb.

Se você fez tudo certinho até o 5º passo e ainda assim não está conseguindo fazer algum post 3D no Facebook, confira o tamanho final do seu arquivo. Talvez esse seja o problema.

E se o modelo estiver ficando todo branco ou cinza, confira a dica lá do primeiro passo; é muito importante que os objetos coloridos estejam com o material padrão, e aqueles que tiverem textura, que a imagem esteja em “.PNG”.

Post 3D no Facebook com erro

Tutorial em vídeo

No vídeo abaixo apresentamos rapidamente todo esse passo a passo anteriormente listado. Note que as etapas do processo criativo do modelo nós propositalmente cortamos algumas partes.

De toda forma, é um excelente material para que você possa acompanhar e entender melhor ainda tudo o que apresentamos nesse post. Não deixe de conferir. 😉

Exemplos de posts 3D no Facebook

Algumas empresas souberam (e diga-se de passagem, muito bem) aproveitar essa nova funcionalidade do Facebook.

A página do Lego criou um modelo com os seus tão famosos bloquinhos de montar, e olha que realmente deu vontade de reproduzir esse papagaio.

E um bom exemplo de um modelo bem otimizado, que respeite o tamanho final do arquivo é o caso do Clash Royale (Clash of Titans)! Olha só esse personagem do jogo, como que ficou bacana!

Já quero um toy colecionável desse na minha mesa! 😂

Oportunidades para a sua empresa

Mais do que fazer um post bonito em uma rede social, é essencial que toda a ação faça sentido dentro de um Plano Estratégico.

Se você ou a sua empresa ainda não possui esse Plano, mas entende a importância dele para o seu negócio, entre em contato com a gente. 😉

Eu? Especialista em Inbound Marketing, piloto de drift e exterminador de zumbis nas horas vagas (os dois últimos no xbox). Fã de séries e pizza! <3