Entenda porque você deve investir em SEO!

Escrito por

Publicado em: 3 de março de 2021 - Atualizado em: 17 de fevereiro de 2021

Hoje em dia, a maioria das empresas querem estar nas primeiras posições do Google, mas não sabem como fazer isso. A verdade é que o Google recebe, por dia, milhares de conteúdos novos e precisa checar quais deles devem assumir as primeiras posições. Fica o questionamento: investir ou não investir em SEO?

O que muitas pessoas não sabem é que para conseguir alcançar esse resultado, é necessário produzir um bom conteúdo e otimizá-lo com SEO. 

O que é e porque investir em SEO? 

SEO significa Search Engine Optimization, em inglês, que traduzido fica “otimização para os mecanismos de busca”. Ou seja, o SEO é um conjunto de regras ou boas práticas que fazem com que o seu conteúdo seja otimizado o suficiente para alcançar as primeiras posições.

Porém, existem uma série de fatores que justificam a posição. Se você quer conhecer as principais vantagens que o SEO pode trazer a sua marca, leia até o final! 

  1. Tráfego orgânico de qualidade

Já sabemos o quanto o tráfego orgânico é importante para a construção de valor da sua marca. Apesar de você não precisar pagar nada por ele, existe muito trabalho envolvido para gerar autoridade e conquistar a posição desejada no Google. 

O interessante é que através de tráfego de qualidade, é possível converter leads em clientes de forma rápida. Até porque, a pessoa que busca por algo específico e encontra a sua marca, já está em um estágio do funil avançado. Ou seja, está preparada para efetivar a compra. 

Além disso, a pesquisa pelos mecanismos de busca é a maior fonte de captação de leads. Afinal, todos os dias usamos o Google para pesquisar diferentes assuntos e quase 100% das vezes encontramos a resposta para o que precisamos. 

Esse é um dos principais motivos para investir em SEO, afinal, a sua marca precisa estar onde o seu público está. 

  1. Baixo investimento 

Como falamos anteriormente, o tráfego orgânico, de forma geral, possui o benefício do baixo custo. E, ao mesmo tempo, um grande retorno em números (de visitas, leads e clientes). 

Porém, não pense que é fácil. O custo sim é baixo, mas exige muito trabalho e constância. Não adianta fazer um conteúdo otimizado e achar que você irá alcançar esse tipo de resultado. 

Ou seja, ao mesmo tempo que não há investimento em dinheiro, necessita de investimento de tempo e principalmente conhecimento. Além disso, se trata de uma estratégia a longo prazo.

  1. Vantagem competitiva

Se pararmos para analisar, a vantagem competitiva nada mais é do que aquilo que diferencia a marca dos seus concorrentes. E a prática da otimização te faz destacar no mercado. 

O SEO te permite ser encontrado pelos mecanismos de busca. A pergunta é: quem aparece primeiro? Você ou o seu concorrente? 

É por isso que um bom SEO, utilizado de forma estratégica e executado a longo prazo, pode te fazer alcançar a melhor posição do Google. Isso irá te diferenciar no mercado. 

Até porque, nós, enquanto consumidores, não temos o hábito de rolar a página de busca do Google e acessar as últimas indicações de resposta. Costumamos escolher as primeiras e, na maioria das vezes, apenas a primeira. 

Sempre tenha em mente que se você conquistar a posição desejada, você não pode parar, até porque a leitura do Google nas páginas é feita de forma periódica e não apenas uma vez. Isso significa que um dia você está na primeira posição e no outro você pode ficar na terceira, por exemplo. 

Portanto, estude sempre quais as posições você alcança, em diversos períodos de tempo. Assim, você consegue modificar algumas coisas para manter a sua posição. 

Agora que você entende o porque deve investir em SEO, não perca tempo! E se caso você encontrar dificuldade nesse processo e desejar uma ajuda profissional para sua marca, entre em contato conosco

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você autoriza a Assoweb a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.